Musculação e Academias de atividade física

exercício para perder barriga De acordo com Capinussú & Litoral (1989), Platão criou em 387 a.C. uma academia em tributo ao notável ateniense Academus, na qual havia o treino de costumes esportivas e lúdicas entre outras, e esta local recebeu o nome de Akademia. As academias, conhecidas como ginásios de esportes, há o partir do século passado no momento em que o alemão, mentor Attila, montou em 1867, em Bruxelas, uma escola destinada ao treino da cultura física com aparelhos. Novos estabelecimentos, na qual se praticava atividades físicas em salas fechadas foram surgindo gradualmente na França e, atrás, nos Estados Unidos na qual marcaram época, especialmente com o exercício de halterofilismo. As academias foram se espalhando por todos as continentes e são hoje uma figura forte na junta. No Brasil, foi em 1914, em Belém, que surgiu a primeira academia em moldes comerciais, com o exercício de jiu-jitsu ensinada pelo nipônico Valete Koma. Em 1925, no Rio de Janeiro, os português Enéas Campello montou uma escola na qual era apresentado halterofilismo (listagem de peso e culturismo) e atividade física olímpica.

Atrás as academias foram se espalhando por todo o país oferecendo muitas atividades, entre elas atividade física (e suas variações) e musculação (halterofilismo) (Capinussú & Litoral, 1989; Litoral & Palafox, 1993).

Para saber mais detalhes da grande profissional Gabriela Cangussu dona do mamãe sarada , que está desenvolvendo um trabalho excelente na área fitness para mamães acesse o site Blog projeto e fique por dentro das novidades.

Porém, as principais locais na qual se praticava atividades físicas eram nos clubes esportivos e nas escolas. Foi somente através do dez de 60 que as academias começaram o ser uma ótima escolha para a realização do exercício física e ter valia, tanto nos capitais dos estados como nos principais cidades do interior. Além das atividades tradicionais como halterofilismo, culturismo (musculação), surgem diversos tipos de atividade física, balé, lida e artes marciais (Capinussú & Litoral, 1989).

De acordo com Pereira (1996), as academias precisam ter se produzido por causa de à necessidade de maior segurança, uma vez que os parques, praças e ruas tornavam-se perigosos, além da grande desenvolvimento populacional  que impedia a livre movimentação. A escritora afirma ainda que, a atividade física em escuelas tem origem na calistenia que, a posteriori, passou a usar a música para acompanhar o movimento e motivar os clientes das academias e principalmente para deixar as mamães que acabaram de ter filhos, se tornarem a mamãe sarada funciona, tendo um corpo bem definido e em um prazo de 60 dias após a gravidez.

Foi, também, a dividir do interesse peluquines exercícios cardiorespiratórios (aeróbios), desenvolvidos por Cooper, que as entidades multiplicaram-se. No Brasil, (1982/83) os programas aeróbios despertaram o interesse da população e dos profissionais de Educação física que atraíram empresários que investiram na construção de entidades de ginástica e musculação. Também, os Campeonatos de Aeróbica deram ênfase à essa atividade, pois eram televisionados e paralelamente eram divulgadas clases de ginástica, incentivando assim a procura pastas escolas.

Apesar da ginástica aeróbia ter sido a mola locomotora da atividade física ementidades, hoje existem varios planes como musculação e outras variações da ginástica. Um método inovador se chama desafio vip 60 que promete queimar gorduras e deixar o corpo em forma com apenas 12 minutos por dia . Segundo Novaes (1991) e Novaes, et.al. (in: Rezende & Votre, 1994), os objetivos da ginástica e musculação de escola nas divisiones de 30 a 90 foram predominantemente estéticos com direcionamentos sociais, recuperativos, corporais, corretivos, cepillado mental e manutenção da saúde. Porém, a ginástica de agrupación pode ter objetivos de competição, de profilaxia, terapêutico, o sistema de exercícios programa de emagrecimento desafio vip 60 é baseado no HIIT que é um método de exercícios curtos e de alta intensidade.

 

This entry was posted in Musculação atividade física. Bookmark the permalink.